Os aeroportos são dos locais onde existem mais dispositivos de segurança. Não há nada que fique por vasculhar de forma manual ou através de sistemas automatizados. E se agora não precisasse mais de ter consigo o bilhete de embarque?

Na verdade há já um aeroporto que lançou ao público em geral um sistema de reconhecimento facial que permite aos viajantes apenas entrar no avião com o seu rosto. Vamos conhecer melhor este novo método.

O Reconhecimento Facial será o seu bilhete de embarque.

Na passada quinta-feira, o aeroporto de Dulles, em Washington, Estados Unidos, surpreendeu os passageiros com embarque de reconhecimento facial. Os viajantes internacionais não precisaram dos seus bilhetes de embarque para fazerem o check-in graças a uma nova tecnologia de embarque de reconhecimento facial que entrou em operação nesse dia.

O novo sistema veriScan desenvolvido pela Metropolitan Washington Airports Authority – com orientação da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA – examina os rostos dos viajantes que se aproximam da porta. Em seguida, o sistema compara a foto a uma galeria que inclui imagens dessa pessoa – seja a foto do passaporte para cidadãos dos EUA ou a foto tirada de cidadãos estrangeiros quando eles entraram no país.

O processo elimina a necessidade de um funcionário da companhia aérea verificar manualmente todos os cartões de embarque e passaportes ao entrar num avião.

 

O sistema também está sendo propagado nos aeroportos brasileiros. Dê uma olhada na matéria do SBT, clicando no link abaixo:

https://youtu.be/WL20hD5pV20

 

A leitura do rosto leva frações de segundo e mostrou 99% de precisão durante os testes, de acordo com o comissário da CBP Kevin McAleenan, que foi acompanhado pelo presidente da MWAA, Jack Potter, e representantes das companhias aéreas para um evento de inauguração na quinta-feira.

A CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras) manteve as fotos durante 14 dias enquanto decorriam os testes, e continuará a mantê-las por até 12 horas a curto prazo. Depois, quando o teste estiver concluído, o processo será atualizado para que as fotos sejam apagadas imediatamente após a comparação, referiram os responsáveis deste organismo de segurança.

As autoridades elogiaram a segurança adicional que o sistema oferece – cumprir uma resolução do Congresso para incluir exames biométricos – bem como os benefícios para os viajantes, que podem esperar um processo de embarque muito mais rápido.

Os passageiros que se preparam para embarcar num voo da Scandinavian Airlines para Copenhague nesta quinta-feira foram surpreendidos pelo novo sistema de embarque, mas animados com a perspetiva de um embarque mais rápido e seguro.

A verificação por reconhecimento facial permite o embarque em cerca de metade do tempo dos processos tradicionais, dizem os responsáveis pelo projeto: “Não há mais confusão com o cartão de embarque enquanto carrega as suas malas ou até mesmo crianças nos seus braços, não precisa mais tentar encontrar o código QR no seu smartphone.”

Vários passageiros deram o seu depoimento e os argumentos giraram em torno da rapidez e segurança, assuntos que ainda estão por resolver um pouco pelo mundo mas que estas e outras tecnologias podem ser fazer a diferença. Afinal, cada vez há mais segurança na verificação do rosto e parece ser esse o caminho quer num acesso a um smartphone, quer no acesso a um avião.

Fonte: pplware.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

8 − 7 =

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?