Aeroporto de Brasília – Foto Jua Pita

No primeiro semestre deste ano, os aeroportos brasileiros passaram por 98,8 milhões de passageiros. O resultado foi 0,33% inferior ao do mesmo período de 2016. Apesar disso, o resultado vem crescendo: no mês de junho, houve alta de 2,12%, a quarta consecutiva. Os dados integram o relatório mensal da Secretaria Nacional de Aviação Civil – Conjuntura do Setor Aéreo – em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

No comparativo dos dez aeroportos mais movimentados em 2016, oito deles obtiveram variação positiva na movimentação de passageiros, com destaque para Recife (PE), 10,29%, e Confins (MG), com aumento de 7,47%. Brasília (DF) e Galeão (RJ) registraram 9,08% e 1,06%, respectivamente.

A ponte área Rio/São Paulo também registrou aumento no comparativo entre os meses de junho de 2017 e 2016. O sentido Congonhas (SP) para Santos Dumont (RJ) teve alta de 6,31% enquanto Santos Dumont para Congonhas foi de 7,03%. Já as rotas Congonhas para Porto Alegre (RS) e Congonhas para Brasília tiveram quedas de 2,43% e 1,71%, respectivamente.

Movimentação de cargas cresce

No primeiro semestre do ano a movimentação de cargas foi de 526 mil toneladas, crescimento de 6,48% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse período, quase 70% são de natureza internacional e o restante é referente ao mercado doméstico. Na comparação de junho de 2017 e 2016 foi registrado um crescimento de 12%, com 93 mil toneladas movimentadas por mês.

O aeroporto de Guarulhos (SP) foi o que mais movimentou cargas no mês, alcançando 41,7 mil toneladas, saldo positivo de 11,7% na comparação com 2016. O terminal de Confins (MG) registrou a maior variação percentual, com crescimento de 23,49%. Apenas o aeroporto de Brasília teve decréscimo na movimentação de cargas no mês, 1,84%. Na comparação do primeiro semestre deste ano com 2016, os aeroportos de Congonhas (SP), Campinas (SP) e Manaus (AM) que registraram variações de 20,6%, 14,3% e 12,4%, respectivamente.

Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

As notícias publicadas na Imprensa e disponibilizadas no site SINEAA refletem as opiniões dos seus respectivos autores e não do Sindicato.  Sendo o clipping apenas uma reprodução das notícias extraídas de fontes diversas, o SINEAA não se responsabiliza pelas informações publicadas ou por danos causados pelo uso dessas informações.
FONTE: AGÊNCIA CNT DE NOTÍCIAS.
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?